Feito europeu de Leixões inspira Sporting e Braga

Feito europeu de Leixões inspira Sporting e Braga

Desporto

Feito europeu de Leixões inspira Sporting e Braga

O Leixões é detentor de um recorde nas competições europeias juntamente com o Barcelona.

Artigo de Hugo Mesquita

22-02-2018

Hoje é dia de decisões na Liga Europa. Sporting e Sporting de Braga decidem o futuro na competição, ainda que em contextos completamente distintos. Os minhotos precisam de recuperar de uma desvantagem de três bolas que trouxeram do Vélodrome, casa do Marselha. Já o Sporting, precisa de gerir, em Alvalade, uma vantagem de duas bolas contra os cazaques do Astana. A história das competições europeias conta-nos que nada está garantido na primeira mão. O melhor exemplo vem diretamente de Portugal, de um protagonista improvável: Leixões.

Corria a época de 61/62, quando um Leixões, com Osvaldo Silva como principal rosto, (viria a ser figura no Sporting) surpreendeu a Europa do futebol com a recuperação de uma desvantagem de 4 golos frente aos suíços do La Chaux-de-Fonds, na primeira eliminatória da Taça das Taças. A formação leixonense, comandada pelo argentino Filpo Núñez, foi derrotada por 6-2 na Suíça, na primeira mão, mas deu a volta ao resultado, no velhinho Campo de Santana, ao derrotar os suíços por uns arrasadores 5 golos sem resposta.

 

Osvaldo Silva era a estrela da equipa de Matosinhos. Foto: D.R.

 

Foram precisos 55 anos para igualar o feito do Leixões

A equipa de Matosinhos foi, até à época passada, a única equipa a recuperar de uma desvantagem de 4 golos sem necessitar da regra dos golos fora. O feito foi igualado nos oitavos de final da Liga dos Campeões do ano passado, quando Sergi Roberto aos 90+5′, fixou o resultado de 6-1 do Barcelona contra os franceses do PSG. Um feito envolto em polémica devido à arbitragem, mas que ditou a passagem dos culés à próxima fase da prova, isto depois de terem perdido na primeira mão, em Paris, por 4-0.

Na Liga Europa, existem mais dois casos de recuperações de desvantagens de quatro golos. Na então chamada Taça UEFA, primeiro na época de 84/85, quando o Partizan de Belgrado eliminou os ingleses do Queens Park Rangers na segunda eliminatória (6-2, em Inglaterra e 4-0 na Sérvia) e na temporada seguinte, quando os reis das remontadas, o Real Madrid, eliminou os alemães do Borussia de Mönchengladbach, na terceira eliminatória da prova.

Nos dois jogos da Taça UEFA foi utilizada a regra dos golos fora

Os alemães, então orientados por Jupp Heynckes (atual treinador do Bayern Munique, com passagem também pelo Real Madrid) aplicaram um incrível 5-1 aos merengues. O resultado fora desfeito em Madrid, inspirados por um bis de Jorge Valdano nos primeiros 17 minutos da partida, a equipa da capital espanhola derrotou o  Mönchengladbach por 4-0. O Real Madrid acabou por vencer a competição, e curiosamente contra uma equipa alemã, o Colónia (7-1, no conjunto das duas mãos). Nos dois jogos da Taça UEFA foi utilizada a regra dos golos fora.

O feito incrível do Leixões servirá de aviso para os compatriotas do Braga e do Sporting. Por um lado, dará esperança aos arsenalistas para dar a volta à desvantagem de três golos trazida de Marselha. Por outro, servirá de alerta para os leões que, apesar de terem vencido em casa do Astana por 3-1, podem vir a ser surpreendidos pela equipa do Cazaquistão em Alvalade.

O Sporting é a primeira equipa a entrar em campo, com o apito inicial do árbitro marcado para as 18h. O jogo do Braga está marcado para as 20h05. O primeiro terá transmissão na SIC e o segundo na Sport TV.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

22-02-2018



RELACIONADOS