Tributo ao Commodore leva-te até 1977

Tributo ao Commodore leva-te até 1977

Consumo

Tributo ao Commodore leva-te até 1977

É visto como o avô dos computadores de hoje. Trata-se do Commodore PET 2001, lançado em 1977 e que agora ganha nova vida.

Artigo de Bruno Seruca

07-03-2018

Imagina que és Michael J. Fox na pele de Marty McFly. Entra no DeLorean e marca o ano de 1977. É que pare continuares a ler este texto necessitas de fazer uma viagem ao passado, tal como acontece em «Regresso ao Futuro», mítico filme de 1985. E não foi por acaso que escolhemos 1977. Foi neste ano que foi lançado o Commodore PET – Personal Electronic Transactor – 2001, que pode ser visto como uma espécie de bisavô simpático dos computadores que hoje utilizas. Estamos a falar de um dos primeiros computadores de uso doméstico que chegaram ao mercado. Que agora ganha um tributo que te fará viajar no tempo.

Talvez já tenhas ouvido falar dos suecos Love Hultèn. Que são especialmente conhecidos pelas criações de jogos retro que têm vindo a conquistar aqueles que não dispensam os jogos de outros tempos, que em nada se assemelham às inovações que hoje são sucessos de venda. Também já fizeram outros trabalhos como a criação de um sistema hi-fi. Mas é uma viagem ao passado que volta a aumentar a fama dos suecos. E desta vez estamos a falar da homenagem que decidiram fazer ao bisavô dos computadores domésticos: Commodore PET 2001, colocado à venda em 1977, época em que tudo era diferente ao que acontece hoje em dia.

 

O leitor de cassetes era uma das imagens de marca do Commodore PET 2001.

 

O Commodore PET 2001 destacava-se pela caixa metálica angular que tinha um pequeno ecrã monocromático. Existia ainda um leitor de cassetes embutido que permitia o carregamento de diferentes tipos de software como é o caso de jogos. Sim, tinhas de esperar que os jogos carregassem. Realce ainda para o teclado moderno. No que à máquina diz respeito, tratava-se de um processador MOS Technology 6502, com uma velocidade de 1 Mhz e 8 KB de RAM. O sistema funcionava num sistema operativo BASIC.

Atualmente o PET 2001 é visto como arcaico. Existindo até calculadoras que são mais eficazes do que este computador. Mas não nos podemos esquecer da época e da importância que teve para o que estava para chegar. O que faz com que seja um objeto de luxo para muitos. E se este é o teu caso, irás ficar fascinado com a criação da Love Hultèn. Esta novo modelo é feito à mão, com nogueira americana. O teclado e o leitor de cassetes (que é apenas decorativo) mantêm a essência original. O PET De Lux vem ainda com dois controladores que funcionam sem fios. O monitor, de oito polegadas, é a cores e o computador já vem com vários jogos clássicos do Commodore.

Mas nem tudo são boas notícias. É que a Love Hultèn decidiu comercializar diversas criações retro, que podes ficar a conhecer aqui. Infelizmente, o desejado PET De Lux não é um dos casos. Enquanto desejas que o computador seja comercializado, vê o vídeo que te dá a conhecer a homenagem feita ao velhinho Commodore PET 2001. Na galeria irás conhecer o PET De Lux ao detalhe. E podes ter a certeza de que ficarás com vontade de viajar no tempo.

 

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

07-03-2018



RELACIONADOS