Natação: O desporto perfeito para o teu corpo

Natação: O desporto perfeito para o teu corpo

Desporto

Natação: O desporto perfeito para o teu corpo

Vai um mergulho e umas braçadas? São inúmeros os benefícios da natação. Vem conhecê-los connosco.

Artigo de Francisco Correia

24-08-2017

Mais do que um desporto, uma fonte repleta de qualidades para a saúde. A natação é um dos desportos mais completos e abrangentes. Desde bebés a idosos, esta modalidade aeróbica é altamente benéfica pois trabalha todo o corpo humano. A água proporciona um treino livre de efeitos agressivos para os ossos. Existem ainda uma série de benefícios inerentes à natação. Já estás com vontade? Bora lá dar um mergulho!

Fortalece o coração. A cada braçada o nosso sistema cardiovascular fica mais saudável. O coração ganha músculo e perde a gordura que o rodeia. Mais sangue vai bombear para todo o organismo, a frequência cardíaca vai regular e a circulação sanguínea será estimulada.

Melhora o sistema respiratório. A natação exige um bom controlo das inspirações e expirações. Ao dominares esse capítulo, os pulmões irão agradecer. Trata-se de um órgão elástico que contrai e se expande mais, ou menos, conforme os músculos existentes na parede torácica. Esta modalidade aquática permite uma maior oxigenação do ar e, visto que é praticada num ambiente húmido, previne doenças como a asma.

Articulações livres de dor. A natação permite o aumento e a proteção dos tendões e dos ligamentos, proporcionando ao corpo maior flexibilidade. Além disso, lubrifica internamente todos estes órgãos, reduzindo o risco de lesões como a artrose e fibromialgia.

 

Aumenta a auto-estima. Um desporto totalmente proveitoso para o processo de socialização. Os desportistas sentem-se mais independentes e seguros devido à água. A piscina, para além de ser um bom “retiro” mental, é um local onde podes ganhar uma liberdade de movimentos que em terra não poderás conseguir fazer. Estudos dizem que a natação também revela contribuir para a diminuição da taxa de mortalidade em 50% pois retarda os efeitos de envelhecimento.

Completamente “zen”. Conciliar uma boa respiração com movimentos corporais corretos requer elevados níveis de concentração. A natação liberta a mente e é um momento que consegue levar “automaticamente” o teu cérebro a pensar só no teu corpo. A maioria dos desportos aquáticos liberta hormonas de bem-estar e relaxamento, como as endorfinas. Nada melhor que escutar apenas o som da nossa respiração em conjunto com o som da água…

Aeróbica põe os diabetes e o colestrol num canto. Um treino intenso de natação pode queimar até 700 calorias, reduzindo aproximadamente o risco de contrair diabetes do tipo 2 em 10 pontos percentuais. A natação também consegue regular os níveis de HDL (Lipoproteína de alta densidade), permitindo manter as artérias saudáveis e “como novas”.

Bom para a balança. A natação é um autêntico queima calorias e consequentemente um desporto benéfico para a tua manutenção e peso. Quando fores sentindo os resultados vai aumentando a frequência de treinos e o nível dos mesmos!

O alongamento ideal. Para nadar, basta usar o corpo. A cada braçada ou bater de pernas estamos de corpo esticado na horizontal dentro de água, promovendo um alongamento completo do corpo que vai da ponta dos dedos da mãos, até à ponta dos dedos dos pés. Para além disso, é um exercício que te irá aumentar a resistência. A água é 12 vezes mais densa que o ar e o trabalho de propulsionar na água

Vê também:



Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Francisco Correia

24-08-2017



RELACIONADOS